Visão Geral

Obrigado pela visita 

  • Breve dados biológicos:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Melopsittacus
Espécie: undulatus

É originário como o nome diz, da Austrália, sua cor predominante é o verde.
_____________________________________________________

Bom, há várias perguntas a serem feitas, como por exemplo, quantos ovos que a periquita bota, quantas vezes ao ano ela acasala, quanto tempo demora para ela botar o primeiro ovo depois de acasalar, quanto tempo é a incubação, como se diferencia o macho da fêmea?...

  • Quantos ovos a periquita bota?:
Bem, isso pode variar. O mais comum é colocarem de 5 a 8 ovos, dificilmente ela bota mais que isso, e pode acontecer sim de ela por menos que 5, depende de sua vontade, do espaço, do macho em galar... Detalhes: pode acontecer dela quebrar um ovo, pode acontecer do macho quebrar o ovo também, e quando isso aconteça o melhor é separá-lo, caso contrário não separe, porque ele ajuda a fêmea trazendo comida na porta do ninho para ela não se cansar... Não dá para ver pela cor do ovo se está galado (fecundado) ou não.

  • Como saber se está galado?:
Não me pegue uma vela pra por perto do ovo, estais pondo em risco a vida do projeto de periquito uma vez que é FOGO!... Então use tecnologia do século XXI e use uma lanterna!. Aqui vai uma imagem de um ovo com essa técnica que é quando está galado:



Outra coisa, se veres que não tem nada lá dentro, apenas um líquido e nenhum risco nem nada após uns 10 dias de incubação que a fêmea está chocando, é porque não tem nada...

  • Quanto tempo dura a incubação?:
De 17 a 21 dias, se passar 26 dias podes ter certeza que não vai mais nascer... Lembrando que a postura é de 2 em 2 dias (pode variar), ou seja, se ela botou dia 2 de janeiro, dia 4 é para ter outro, mas não se preocupe as vezes pode demorar até uma semana o intervalo entre uma postura e outra... Caso passou 26 dias e nenhum nasceu você tem duas opções:
  1. Deixar os ovos lá, mas se eles demorar pra quebrar, o ovo pode estar podre, pode ate fazer mal para eles... Ou seja, você deixa os ovos lá...
  2. Retire os ovos para dar lugar para futuros.
  • Como diferenciar o macho da fêmea?
Tá, isso pode ser complicado, porque o periquito(a) pode ser jovem e aí confunde tudo, ainda mais, se for albino e tudo mais... Em sua grande maioria, os periquitos machos têm carúncula (narina) azul, e as fêmeas marrom, no entanto nem sempre é assim.

  • Porque minha periquita não choca o ovo?
Por não ter espaço, por ser jovem, por estar doente.

Adicionais:
Aqui tem um site onde encontras várias coisas para os seus periquitos.
Deixe-os voar uma vez por semana nem que seja, fora da gaiola (certifique-se de fechar tudo).
Varie sua alimentação.
Certifique-se do tamanho da gaiola para um casal. (É ruim deixar um(a) periquito(a) sozinho(a)).
Quando está calor eles amam tomar banhos em banheirinhas que tem para vender em petshop.
Não fique abrindo o ninho deles para ver, antes tente fazer ou comprar um ninho que seja possível ver, sem abrí-lo.
Não insista em pegá-los na mão, aquele grito agudo é estresse.
Não pegar os ovos na mão pois a periquita pode resolver não mais chocá-los.

Comentários

  1. Que Otimo Eu amo cria periquito eles são minha vida no mes 02 até o mes 04 eu estava tentando que eles tivese cria mais eu acho que o tempo estava muito rui ai ñ foi eles colocavão os ovos chocava mais ñ saia eu esperava um mes e nada eu esperava dois e nada ai eu fiquei com raiva e tirei os ninhos e os ovos eu joguei fora !
    agora ja estavos no mes 05 e coloquei de novo agora vamos vê

    ResponderExcluir
  2. Tenho 6 periquitos num viveiro....Para se acasalarem o casal precisa esta so na gaiola?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim .eles precisam de privacidade

      Excluir
    2. É claro que não. Eles se relacionam sim no viveiro.

      Excluir
    3. É claro que não. Eles se relacionam sim no viveiro.

      Excluir
  3. Posso mexer no ninho quando a fêmea não tiver lá? Ela não vai ficar com medo de entrar lá dentro denovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, não sou o Matheus mas acho que não! Se eu estiver errada me corrija Matheus!

      Excluir
  4. Gostaria de saber se é muito difícil adestrar um periquito adulto!

    ResponderExcluir
  5. depois de quanto tempo a periquita começa botar os ovos depois que coloquei o machinho ?

    ResponderExcluir
  6. Minha filha de 6 anos tem um macho de 3 meses e ele só vai pra gaiola a noite (praticamente). Isso atrapalha? Pq estou percebendo que ele fica inquieto querendo que a gente tire ele de lá, devo comprar um ninho pra ele dormir? ( na verdade damos bastante carinho e atenção)

    ResponderExcluir
  7. Por favor qual o tamanho ideal da gaiola para criar só 1. Temos um de 3 meses que criamos solto, ele só vai pra gaiola praticamente pra dormir.

    ResponderExcluir
  8. Minha periquita já está no terceiro ovo, mesmo assim ela volta a acasalar quando sai do ninho. Hoje mesmo ela fez isso e ainda está pondo. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu tenho uma dúvida
    A minha fêmea cruzou com o companheiro dela,e ficaram um bom tempo entrando e saindo do ninho,depois eu os coloquei em um viveiro com mais um casal,o macho que tinha cruzado com ela está cortejando outra fêmea,isso é normal?
    E o outro macho q sobrou ele é mais novo q a outra fêmea,eles podem cruzar mesmo assim?(sendo mais novo q a fêmea)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.